quinta-feira, 26 de maio de 2011

Skate no Brasil

O Skate chegou no Brasil por volta de 1965, os primeiros skates eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro, não existiam regras, sendo no inicio considerado apenas como lazer e não como uma pratica esportiva.

Em 1974 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Skate, o evento foi disputado no Clube Federal do Rio de Janeiro, nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira pista no Brasil. Na década de 90 o Skateboard realmente explodiu no Brasil o numero de praticantes cresceu muito, bem como os eventos, a organização do esporte e a exposição na midia.

Em 1999 foi fundada a Confederação Brasileira de Skate ( CBSk) em Curitiba, Paraná, e hoje tem sede na cidade de São Paulo. Atualmente o Brasil é considerado a segunda maior potencia do skate ficando atrás somente dos Estados Unidos.


Vejam quem são os Brasileiros que ja venceram campeonatos mundiais de skate;

1995 - Rodrigo '' Digo'' Menezes ( Vertical)
2000 - Bob Burnquist (Vertical) e Carlos de Andrade, o Piolho ( Street)
2002 - Rodil de Araujo Junior, o Ferrugem ( Street)
2003 - Sandro Dias, o Mineirinho ( Vertical)
2004 - Sandro Dias, o Mineirinho ( Vertical) e Rodil de Araujo Junior , o Ferrugem (Street)
2005 - Sandro Dias, o Mineirinho (Vertical)
2006 - Sandro Dias, o Mineirinho ( Vertical) e Karen  Jones ( Vertical)


Brasileiros que se Destacam


Sandro Dias, o Mineirinho



Sandro nasceu em Sto. André, tem 31 anos e há 20 anos pratica skate. Começou a andar de skate na garagem do prédio de um amigo, Mineirinho se profissionalizou em 97 e é considerado o rei do 540 , e foi o terceiro skatista do mundo a acertar a manobra 900.Ele é o atual tetracampeão Mundial de skate.



Bob Burnquist



Bob é paulista, filho de mae brasileira e pai americano começou a andar de skate aos nove anos de idade, aos 13, em 1994 mudou-se para os Estados Unidos buscando se profissionalizar no esporte. Em 97,98 e 99 foi eleito o skatista do ano.

Rodil de Araujo junior, o Ferrugem

Ferrugem nasceu em 1979, em Curitiba e sempre quis ser piloto de motocross, para a felicidade dos amantes de skate seu pai não permitiu, e ferrugem acabou comprando um skate com sua propria mesada. Aos poucos foi mostrando seu talento e hoje é bicampeão mundial na categoria street.


Karen Jones
     
                         


Karen é o maior nome  do skate feminino nacional. Em 2006, sagrou-se campeã mundial na categoria vertical feminina. Alem de campeã nas pistas, a atleta  é formada em Radio-Tv e Design Grafico, seus desenhos são quase tão famosos quanto suas manobras. Quando não ha competidoras em sua categoria, Karen disputa entre os homens !

Nenhum comentário:

Postar um comentário