sexta-feira, 27 de maio de 2011

Entrevista Skatista Eduardo Braz

Entrevista com Eduardo Braz

Eae galeraaa!

Nesse post vai uma entrevista que fizemos, em São Bernardo do Campo, com o skatista e fotógrafo Eduardo Braz. Ele tem 36 anos e anda de skate há 23. O cara é fera. Infelizmente não conseguimos gravar ele mandando muito no skate, porque estava chovendo nesse dia na pista. Mas se liguem nos vídeos dele do youtube também.




Acessem o blog dele: http://eduardobraz.blogspot.com/

Valeu Galera, valeu Eduardo Braz pela colaboração. Abraços :D

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Manobras

Existe uma manobra do skate que é a base para dezenas de outras e a partir dela existem centenas de truques que podem ser realizados nas modalidades Street e Vertical , Ollie, um pulo simples que permite que o skatista voe por um curto período de tempo e salte por cima de obstáculos enquanto anda.

O nome Ollie foi inspirado em seu inventor , Allan "Ollie" Gelfland, e foi descoberto pelo skatista profissional Stacy Peralta em 1977. Peralta e seus amigos nunca tinham visto algo parecido, Gelfland desenvolveu o Ollie na modalidade vertical mas outros profissionais, principalmente Rodney Mullen, adaptaram a manobra as modalidades Freestyle e Street.
Para fazer um Ollie, o skatista chuta a parte traseira do skate em direção ao chão e salta no ar, deixando o pé dianteiro encostado no shape e trazendo o pé traseiro a mesma altura do outro pé. O skate é arremessado para o ar e alcança seus pés.

Vamos conhecer outros truques fundamentais e o vocabulario utilizado pelos skatistas:

 Frontside - para fazer está manobra o skatista deve estar a frente do obstáculo ou rampa enquanto realiza diversas outras manobras

Backside - nas manobras backside, o skatista  realiza movimentos opostos ao frontside. Elas acontecem quando as costas do skatista estão paralelas ao obstáculo ou rampa no momento que ele executa a manobra.

180 -  O 180 é um giro de 180 graus do corpo do skatista com seu skate, ele é precedido por um Ollie, geralmente quando o skatista está em movimento em uma rampa ou asfalto. Existem giros mais avançados como o 360, o 540 e a famosa manobra de 900 graus de Tony Hawk.

Fakie - para executar a manobra "fakie" o skatista utiliza a sua posição de pés preferida (seja ela Goofy ou regular), mas no sentido contrario.

Switch stance -  O skatista simplesmente muda a posição dos seus pés no skate. Realizar as manobras em Switch stance é um feito impressionante que pode ser comparado a uma pessoa destra que consegue escrever com a mão esquerda.

Heelflip - Requer que o skatista mova seu calcanhar para fora, isso faz com que o skate gire no seu eixo horizontal.

Grind - Esta manobra acontece quando o  skatista faz um Ollie nas bordas de uma parede, banco ou corrimão. Em vez de aterrissar com as rodas para baixo, o skatista propositalmente aterrissa com a parte do eixo do skate entre as duas rodas. Isso faz com que o metal dos eixos sofra atrito com os obstáculos da superfície.

Skate no Brasil

O Skate chegou no Brasil por volta de 1965, os primeiros skates eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro, não existiam regras, sendo no inicio considerado apenas como lazer e não como uma pratica esportiva.

Em 1974 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Skate, o evento foi disputado no Clube Federal do Rio de Janeiro, nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira pista no Brasil. Na década de 90 o Skateboard realmente explodiu no Brasil o numero de praticantes cresceu muito, bem como os eventos, a organização do esporte e a exposição na midia.

Em 1999 foi fundada a Confederação Brasileira de Skate ( CBSk) em Curitiba, Paraná, e hoje tem sede na cidade de São Paulo. Atualmente o Brasil é considerado a segunda maior potencia do skate ficando atrás somente dos Estados Unidos.


Vejam quem são os Brasileiros que ja venceram campeonatos mundiais de skate;

1995 - Rodrigo '' Digo'' Menezes ( Vertical)
2000 - Bob Burnquist (Vertical) e Carlos de Andrade, o Piolho ( Street)
2002 - Rodil de Araujo Junior, o Ferrugem ( Street)
2003 - Sandro Dias, o Mineirinho ( Vertical)
2004 - Sandro Dias, o Mineirinho ( Vertical) e Rodil de Araujo Junior , o Ferrugem (Street)
2005 - Sandro Dias, o Mineirinho (Vertical)
2006 - Sandro Dias, o Mineirinho ( Vertical) e Karen  Jones ( Vertical)


Brasileiros que se Destacam


Sandro Dias, o Mineirinho



Sandro nasceu em Sto. André, tem 31 anos e há 20 anos pratica skate. Começou a andar de skate na garagem do prédio de um amigo, Mineirinho se profissionalizou em 97 e é considerado o rei do 540 , e foi o terceiro skatista do mundo a acertar a manobra 900.Ele é o atual tetracampeão Mundial de skate.



Bob Burnquist



Bob é paulista, filho de mae brasileira e pai americano começou a andar de skate aos nove anos de idade, aos 13, em 1994 mudou-se para os Estados Unidos buscando se profissionalizar no esporte. Em 97,98 e 99 foi eleito o skatista do ano.

Rodil de Araujo junior, o Ferrugem

Ferrugem nasceu em 1979, em Curitiba e sempre quis ser piloto de motocross, para a felicidade dos amantes de skate seu pai não permitiu, e ferrugem acabou comprando um skate com sua propria mesada. Aos poucos foi mostrando seu talento e hoje é bicampeão mundial na categoria street.


Karen Jones
     
                         


Karen é o maior nome  do skate feminino nacional. Em 2006, sagrou-se campeã mundial na categoria vertical feminina. Alem de campeã nas pistas, a atleta  é formada em Radio-Tv e Design Grafico, seus desenhos são quase tão famosos quanto suas manobras. Quando não ha competidoras em sua categoria, Karen disputa entre os homens !

domingo, 22 de maio de 2011

Que tal algumas facilidades?



E de volta com mais algumas invenções criadas por essa fissura pelo skate!!
Já pensaram em utilizar algo para pegar impulso com o skate? Bem, se não... alguém pensou por você! Inventado  por Steve Mc Bride(2008)  empresário e dono da  Kahuma Creations,  surge então a Kahuna Blade, um tipo de "vara" de apoio que é feita de policarbonato(super resistente, mesmo material usado em coletes a prova de bala) com aponta de borracha  e super resisntente( pode ser substituída facilmente) Ela também como um freio, coisa que agradará o seu querido tênis!


Vídeo :



Outro invento que facilita a vida de nossos queridos skatistas é o Protetor de tornozelo criado pela Vans.
Pela quantidade de skatistas que já vi em videos caindo no chão por um movimento errado na manobra e o skate batendo no tornozelo, deixando-os agonizando no asfalto, imagino que isso deve ser útil como uma joelheira!


Imagem:



OBRIGADO VANS, NÓS TE AMAMOS!

3º Edição da Megarampa – Maior evento de Skate brasileiro

A terceira edição da Megarampa, maior evento de skate brasileiro, ocorre dos dias 01 a 03 de julho, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista. O anuncio foi feito nesta terça-feira, depois de assinatura de convênio entre a Confederação Brasileira de Skate e a Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo.
A Megarampa brasileira é a única instalada no Hemisfério Sul. A pista tem mais de 100 metros de extensão e quase 30 metros de altura – equivalente a um prédio de nove andares. Para montar toda a estrutura no sambódromo do Anhembi, a Brasil1 e a MaxSports, responsáveis pela realização do evento, precisarão de 10 dias.
Por telefone, direto da Austrália, onde disputa uma competição neste final de semana, o skatista Bob Burnquist participou da reunião para confirmar a realização do evento. “Estou muito feliz com a volta deste show. Não vejo a hora de retornar a São Paulo e andar na pista outra vez”, comemora Bob Burnquist, bicampeão do evento.
Mais de 20 mil pessoas assistiram a última edição nas arquibancadas em 2009. “A Megarampa tem a cara de São Paulo, uma cidade rápida, com estatura e disposta a enfrentar suas barreiras e conflitos. É um exemplo de inclusão para o Brasil e para o mundo, principalmente pelo envolvimento da juventude”, destaca o secretário municipal de Esportes Walter Feldman. A maior cidade da América Latina tem mais de 100 pistas públicas de skate, segundo recente pesquisa.

“É uma honra fazer parte desta festa, que eu considero um marco para o skate mundial. É uma das modalidades mais praticadas pela garotada e está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas”, ressalta Enio Ribeiro, diretor da Brasil1 Esporte.

O mercado brasileiro de produtos relacionados à modalidade perde apenas para o dos Estados Unidos. Por isso, o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Marcelo Santos, aposta no sucesso do público, mais uma vez. “O skate é um estilo de vida que se comunica com o jovem, tem facilidade de penetração e pode ser classificado como instrumento de inclusão social. Unir tudo isso a uma rampa enorme é um fato espetacular”, relata com orgulho Marcelo Santos.

O coordenador de esportes radicais da Prefeitura de São Paulo, Thiago Lobo, acredita também que a Megarampa é uma ferramenta para fomentar o skate como forma de inclusão social na cidade. “São Paulo é a capital brasileira de esportes radicais, apesar da geografia. A ideia é apoiar os profissionais e os skatistas amadores. Além disso, esse grande evento coloca a capital paulista em evidência no mundo todo”, conclui Lobo.

A Megarampa tem supervisão técnica e apoio da Confederação Brasileira de Skate. O evento é uma realização da Brasil1 Esporte e da MaxSports em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Esportes.


Fonte: triboskate.globo.com

Skate Feminino

Quando falamos em Skate logo vem na cabeça um garoto de boné, calça caindo, blusão, fazendo altas manobras. Mas e as garotas? Elas não fazem parte dessa tribo?
Claro que sim. Assim como no mundo dos negócios as mulheres vem conquistando seu espaço no  Skate também. Já nos anos 70 haviam garotas que andavam de skate, de acordo com o documentário “Backspinning Quarters in the Candy Machine” que conta a história do Skate feminino realizado nos Estados Unidos .
O Skate feminino nos ultimos anos vem crescendo e muito, as garotas tem um grande potencial e por sempre andarem juntas leva consiga grandes seguidoras, mas o que falta é patrocínio que ainda esta muito fraco, parece que as empresas não acreditam no potencial feminino.
Baton, lápis e saia? São o que chamam atenção nos campeonatos de Skate, muito estilosas as skatistas arrasam na pista, para delírio dos garotos.

É isso ai galera! No Skate tem espaço para todo mundo, independente da classe social, etnia ou sexo.
 Garotas não desistam, ainda vamos fazer história no skate brasileiro.

By: Camila Couto

Três skates diferentes!

E ae galera sk8!!

Venho trazer ao blog três tipo de skate que pesquisei na internet e achei interessantes, dêem uma olhada !

O primeiro deles é o Freeline, que lembra muito o bom e velho patins. Dizem os skatistas que andam com esse freeline que este tipo de skate traz maior liberdade aos movimentos, mas não é tão fácil como parece ser xD

Vídeo :



O segundo é o Vew-Do balance board, que foi inspirado em um tipo de fisioterapia que buscava o equilíbrio.


Vídeo:



O Terceiro deles é o LED Light Skateboard, que é um skate literalmente BRILHANTE!
Ele é feito de Policarbonato transparente (um tipo de acrilico) e consome uma bateria de  9V.

Realmente é um skate diferente, que pode trazer para a noite dos skatistas maior entretenimento.
Afinal, tudo que brilha é mais legal! Desde os tênis que você caminhava e eles acendiam!


Vídeo:





São muitos os tipos de skate ao redor do mundo, e se tivermos sorte ainda existirão muitas idéias malucas que serão criadas para utilizarmos no bom e velho skateboarding , uma arte pra ser vivida.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Historia do Skate

 Década de 1960

No início os surfistas da California  na cidade de Los Angeles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova "maneira de surfar" foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois.

Década de 1970 

Em 1973, o norte-americano Frank Nasworthy inventou as rodinhas de uretano, que revolucionaram o esporte. Um skate passou a pesar por volta de 2,5kg.Em 1979,Alan Gelfand inventou o Ollie-Air, manobra com a qual os skatistas ultrapassam obstáculos elevados e é base de qualquer manobra. A partir disso, o skate nunca mais foi o mesmo. Tom "Wally" Inouye também foi uma figura importante na história do skate na década de 70. Ele é mais conhecido pela assinatura de manobras como "wall rides" and "backside airs." Inouye começou IPS (Serviço de Piscina do Inouye) nos anos 70, e foi um dos primeiros skatistas de piscina.
Por volta do ano 1975, um grupo de garotos revolucionou ainda mais o skate, realizando manobras do surf sobre ele. Esses garotos eram os lendários Z-Boysda também lendária equipe Zephyr. Essa equipe era de Venice, Califórnia, lugar o qual chamavam de Dogtown.


"Em 1976 nós andávamos de skate em piscinas vazias. Ninguém sabia o tudo o que se podiam fazer então nós nos divertíamos e víamos até onde podíamos forçar"
Wally Inouye, sobre no começo andar em piscinas



O primeiro skatista nipo-brasileiro a chegar ao Brasil foi Jun Hashimoto em 1975, o mesmo abriu as portas para três gerações de descendentes japoneses no skate. Nomes importantes como o skatista brasileiro Lincoln Ueda.


Década de 1980

Na década de 1980, um dos revolucionários do esporte, principalmente na modalidade freestyle foi Rodney Mullen. George desenvolveu várias manobras como kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip, etc. Grande parte das atualmente é derivada destas manobras. Boy George foi diversas vezes campeão mundial, chegando a ser considerado o melhor e mais influente skatista do mundo na sua modalidade.Outro revolucionário, na modalidade Vertical, foi o mito Tony Hawk. Hawk inovou a maneira como os skatistas devem abordar o Half-Pipe, sempre procurando ultrapassar os limites de criatividade e dificuldade de execução das manobras.


Década de 1990

Nos anos 90, o carioca Bob Burnquist elaborou a última grande revolução no Skate: o Switchstance vertical. Essa é a técnica de se praticar Skate com a base trocada. Já era difundida na modalidade street, mas Bob foi o primeiro a popularizá-la na modalidade vertical. A partir daí, o Skate passou a não ter mais "lado", ou seja, não existe mais o lado da frente nem o lado de trás. As manobras realizadas com pé direito na frente do Skate, agora também são realizadas com o pé esquerdo na frente. Essa técnica quadruplicou o número de variações possíveis nas manobras. Para um skatista que deseja competir, é imprescindível o domínio de tal técnica.


 Circuito Brasileiro de Skate Profissional

O Circuito Brasileiro de Skate Profissional foi inaugurado em 1989 na categoria street style, cujo vencedor foi o Paulistano Rui Muleque e realizado pela UBS (União Brasileira de Skate). A disputa conta, hoje, com provas passando por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília, realizadas pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate).
  • No ano de 1995 Digo Menezes conquista o primeiro título mundial de vertical para o Brasil.
  • Em março de 1999 foi fundada em Curitiba a CBSk Confederação Brasileira de Skate, a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do skate (skateboard) no território brasileiro.

 

Anos 2000

É fundada em São Paulo a Associação Brasileira de Skate Feminino, por skatistas femininas, seu primeiro circuito ocorreu em 2005. Hoje a associação é filiada a CBSK.
Em 2001 Og de Souza, um skatista que em sua infância sofreu de poliomielite, foi citado nas revistas Tribo Skate, CemporcentoSKATE, entre outras. Em 2001 ganha o campeonato profissional no Best Trick (se deriva da palavra que vem do inglês) mesmo que melhor manobra.
Em 2008 e 2009, a Mega Rampa chega ao Brasil,onde foi montando no Sambódromo do Anhembi pelo skatista dos anos 80 George Rotatori. Na segunda edição(2009), Bob Burniquist consagrou-se Bicampeão do evento.


 Cultura

No filme The Lords of Dogtown e Z-Boys é possível conhecer um pouco da história do skate. O filme conta a história dos Z-Boys, um grupo de skatistas dos anos 70 que revolucionaram o esporte. Vale lembrar que o filme acima citado é popularmente mais conhecido porém, não é o único que relata a história do "Z-Bouys". O filme foi inspirado em um documentário intitulado Dogtown & Z-Boys, que conta a história relatada pelos personagens participantes, em pessoa.
Um livro que conta a história do skate no Brasil é o livro A Onda Dura.O Livro percorre desde os primórdios do esporte até os anos 2000, contendo diversas imagens. Além do livro A Onda Dura, existem dois documentários importantes para a história do skateboarding brasileiro: Dirty Money - que conta a história de como surgiu a iniciativa de se editar o primeiro vídeo de skate no país - e Vida Sobre Rodas - que conta a histórias do skate brasileiro, da segunda metade da década de 80 até os dias de hoje, sob o ponto-de-vista de quatro importantes skaters brasileiros: Bob Burnquist, Sandro Dias "Mineirinho", Lincoln Ueda e Cristinao Matheus.

domingo, 15 de maio de 2011

Entrevista com Skatista!

Eae galera, beleza?
Hoje vamos postar uma entrevista feita com um skatista amador.
Entrevista feita no dia: 13/05/2011
Ás 15:30


1-    Olá, tudo bom? Qual o seu nome?
Olá, tudo ótimo. Meu nome é Felipe Pereira Pedroso, mais conhecido como Ralado.

2-    Quantos anos você tem?
18 anos.

3-    Com quantos anos você começou a praticar essa modalidade?
Quando tinha 5 anos ganhei meu primeiro skate e até hoje levo comigo.

4-    O que o skate significa pra você ?
Significa liberdade, um modo de se expressar. Realmente é a minha vida, para todo lado que eu vou eu levo meu skate.

5-    Porque Ralado? Tem alguma coisa a ver com o skate?
Sim, tudo a ver. Pois quando eu era pequeno, estava aprendendo a andar, descendo a minha rua de skate, não tinha muita noção ainda, foi quando passei por cima de uma pedra no meio do caminho e fui direto pro chão, ralando minhas costas, daí então os meninos da rua me apelidaram de ‘Ralado’ e até hoje me chamam assim.

6-    Quais manobras você mais pratica?
Na verdade comecei com skate street, andei bastante tempo, ainda ando, mas também me apeguei ao longboard que é um skate um pouco diferente, por ser bem maior e feito mais para decida e slides. Mas as manobras que eu mais pratico no skate street são: ollie, hellflip, backflip, oricane, pop shove-it, 360 flip entre outras.

7-    Aonde você costuma andar de skate?
Com o skate street costumo andar em pistas, em ruas da grande São Paulo. Com o longboard costumo andar em ladeiras, de preferência sem muitos buracos. (risos)

8-    Qual o seu estilo e que tipo de musica você costuma ouvir?
Meu estilo é bem eclético, mas eu prefiro calças jeans, camisa xadrez ou camisetas normais mesmo, e tênis de preferência que agüente a pressão da lixa do skate. Agora música meu estilo favorito é o Punk Rock, bandas como: Ramones, Rancid, Sex Pistols, Dead Kennedys entre muitas outras. Ouço também rock clássico como Guns N’ Roses, e screamo como Bullet For My Valentine e Underoath.

9-    Em qual skatista profissional você se inspira?
Toda vez que eu ando de skate me inspiro no Chris Haslam, dos E.U.A, e brasileiro o Sergio Yuppie. Os caras mandam muito bem.

10- Já passou pela sua cabeça em desistir do skate ou algo do tipo?
Jamais. O skate até hoje só acrescenta coisas positivas na minha vida e quero isso para sempre.

Entao por hoje é só. Agradecemos de coração sua colaboração para com o nosso blog. Ate mais Ralado! Valeu.
Felipe: Magina, foi um prazer colaborar com o blog de vocês. Falow galera!

 


 Foi sso ae galera, se quiserem conferir algumas manobras que ele falou, entrem no site: http://www.manobrasdeskate.com/


Abraços.
SK8 LIFESTYLE

Foto tirada por Isis Cavalheri, integrante do blog. (Felipe 'Ralado')

Foto tirada por Isis Cavalheri, integrante do blog. (Felipe 'Ralado')




sexta-feira, 6 de maio de 2011

Conheça mais essa tribo JOGANDO!

Para você que busca conhecer mais a tribo dos Skatistas mas quer algo além de fotos, vídeos, reportagens e não tem coragem suficiente de pegar um skate e sair andando por ai, uma ótima opção são os jogos da série 'Tony Hawk', onde o jogo tenta transmitir o que um skatista de verdade passa, a forma de vida dele e o convívio da tribo.
Tony Hawk é no skate o que o Pelé é no futebol, grande ídolo e ele também é um dos primeiros caras a inventar algumas manobras, enfim, ele é O CARA do skate!

Nos jogos, disponíves em vários consoles e de variados gêneros, o jogador cria um personagem e vai a fundo nessa tribo. No início, como você ainda é um skatista amador, seu personagem passa por algumas dificuldades, como não mandar muito bem no skate ainda, por não ter patrocinio ou mesmo ser reconhecido pelos demais skatistas.

Com o passar do tempo e depois de grandes aventuras em cima do seu 'carrinho', seu personagem passa a ter um status por mandar manobras difíceis e por ganhar campeonatos importantes de skate, se tornando um skatista profissinal e reconhecido por outros skatistas, como as lendas Tony Hawk e Rodney Mullen.

Agora que você ja conhece o jogo e está afim de conhecer mais sobre essa tribo, jogar Tony Hawk(independente do título), é uma opção fácil e barata, sem correr riscos de se machucar e  também uma forma de conhecer a tribo se divertindo! Depois de algumas horas jogando, que tal pegar um skate de verdade e dar umas voltinhas por ai?

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Primeira Postagem

Galeraa, segue um vídeo super interessante, sobre a Tribo dos Skatistas, resume bem o começo do Skate e contém algumas entrevistas com o pessoal que faz parte desta tribo aqui no Brasil.





Abraços.

O Começo do Blog

Eae galera !



Como vocês estão?

Bom, estamos começando esse blog, com o objetivo de falar sobre a tribo dos Skatistas. Dar nossas opiniões, mostrar videos em geral, entrevistas com skatistas amadores e profissionais, fotos, entre outras tantas coisas.
Deixem seus comentários, sugestões, pedidos etc.
Contamos com vocês.

Abraços!
Sk8 Life Style.